Monday, March 9, 2009

Portas estáticas x Portas dinâmicas no SQL Server

No SQL Server, é possível que uma instância tenha sempre a mesma porta definida para escutar (porta estática) ou utilize uma porta diferente a cada vez que o serviço é inicializado (porta dinâmica).

Caso se esteja trabalhando com portas estáticas, os aplicativos clientes deverão especificar a qual porta do SQL Server irão se conectar, através da string de conexão. Caso não seja especificado, será o papel do SQL Server Browser Service detectar qual porta o SQL Server está ouvindo e recuperá-la para o aplicativo cliente.

Quando se usa porta dinâmica, o SQL Server Browser Services monitora as conexões e informa ao cliente qual porta a instância do SQL Server está escutando, uma vez que, quando se usa portas dinâmicas, o aplicativo cliente desconhece qual porta o SQL Server está escutando.

A vantagem do uso de portas estáticas é a não utilização do SQL Server Browser Services, o que torna a comunicação mais rápida. Todavia, com portas dinâmicas, é desnecessário que o aplicativo cliente seja alterado caso a porta que o SQL Server utiliza também seja alterada.

No comments: