Thursday, September 18, 2008

XHTML vs HTML

O XHTML foi criado a partir do XML, com o intuito de substituir a linguagem HTML, agregando à linguagem já existente as principais vantagens do XML.
As marcações de apresentação do HTML foram mantidas no XHTML, entretanto, as restrições léxicas e sintáticas do XML lhe foram acrescidas.

As principais vantagens do uso do XHTML sobre o uso do HTML tradicional:

- Compatibilidade futura: Por ser um padrão da W3C, é natural que os navegadores sigam-no, ao contrário do que ocorre com as tags "deprecated" que existem no HTML, que no futuro poderão não mais ser interpretadas pelos navegadores.

- Velocidade de carregamento: Por não ter a necessidade da uso de "hacks" para contornar "bugs", o XHTML garante uma intepretação muito mais veloz de seu código, que tende a ser menos extenso que um código HTML repleto de ajustes para contornar imcompatibilidades; Por utilizar uma forma padronizada para a marcação, o carregamento das páginas se torna mais rápido, uma vez que o navegador não necessita decidir sobre como renderizar um documento com erros de escrita.

- Facilidade de edição: O código XHTML é, assim como XML, padronizado e bem estruturado, seguindo a idéia de "documento bem-formado", o que melhora a legibilidade do código pelo editor.

- Código consistente: Há apenas os dados necessários para a exibição do documento pelo navegador, eliminando ajustes necessários para tornar o documento compatível com diversos navegadores.

No comments: